domingo, 10 de abril de 2011

As Antigas Civilizações Peruanas

O Perú é um dos berços das antigas culturas assim como a Mesopotâmia, o Egito, a China e a Índia.
A primeira evidência de presença humana ocorreu provavelmente em 20 mil a.C. e está na caverna de Pikimachay, perto de Ayacucho, onde foram encontrados vestígio dos nômades originais, como esqueletos humanos e animais e ferramentas de pedra. As tribos nômades seguiam padrões de migração dos animais, saindo das montanhas no inverno rumo à costa, mais amena.
Pesca, agricultura e comércio constituiam a base econômica no período pré-Cerâmica.
A cidade de Caral data de 5 mil anos e é considerada a mais antiga do Novo Mundo. Um complexo centro urbano se formou no centro dos Andes na mesma época que outros no Velho Mundo - Egito, Mesopotâmia, Índia e China.
A civilização peruana antiga mais famosa é a Chavín, 900 a.C., que conseguiu unir sociedades da costa, do planalto e das terras baixas do leste com sua poderosa ideologia religiosa.
Em 700 a.C. surge a civilização Paracas, que produzia tecidos de cores vivas.
A militarista sociedade Moche (220 a.C.-600 d.C.) expandiu-se ao longo da costa norte do Perú. Eram hábeis ingenheiros, construiram pirâmides de adobe, além de uma notável rede de canais de irrigação no deserto. Eram também afamados por sua fina metalurgia e por suas cerâmicas. Foi uma das civilizações mais sofisticadas do Perú pré-colombino. A seca talves tenha influenciado o seu declínio.
Nas imediações do lago Titicaca a cultura Tiahuanaco (200-1000 d.C.) construiu o Tiahuanaco, centro cerimonial que floresceu por quase um milênio e que abrigava cerca de 40 mil habitantes. Criaram um sistema de cultivo bem sucedido, apesar das gélidas temperaturas do altiplano.
Os Wari (600-1100 d.C.) ergueram uma cidade perto de Ayachuco que prosperou por aproximadamente 300 anos e que tinha perto de 70 mil habitantes. Em 650 d.C. os impérios Wari e Tiahuanaco se expandiram tanto que partilhavam limites comuns.
No período conhecido como o dos Reinos Conquistadores (900-1532 d.C.), duas potências surgiram na costa norte: os Sicán, que descendiam dos Moche, erguiam piriâmides de adobe enquanto que os Chimú construiram Chan Chan, a maior cidade de abode do mundo.
Entre 1200 e 1400 muitos reinos pequenos brotaram nos altiplanos, mas apenas dois tiveram o mesmo nível de complexidade política e controle territorial que os impérios da costa. Os Chachapoyas ergueram imensas fortalezas e cidades na selvas do norte. O segundo reino reunia grupos fortes do vale de Cusco, berço dos Incas.
Os Incas (1197-1532) foram os criadores da primeira sociedade multicultural do Perú e descendiam de famílias dos arredores de Cusco. No início do século XIII iniciaram uma lenta expansão. Chegou a cobrir mais de um terço da América do Sul. Seu vasto domínio ia desde os picos gelados ao deserto costeiro e à selva amazônica, tendo ao centro, a grande altitude, a cidade de Cusco. Os Incas constituiram o maior império como também um dos mais poderosos. Os conquistadores Incas uniram a região sob um só sistema social e idioma, mas adotaram aspectos das culturas que absorveram.
Em 1524 o conquistador Francisco Pizzaro chega pela primeira vez às terras peruanas, dando início a conquista do território pelos espanhois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário